divida

Estou sendo cobrado por dívida desconhecida. o que fazer?

 

Imagine a seguinte situação: Você recebe várias ligações diárias te cobrando uma dívida que você não conhece ou que já pagou/está pagando.

E o pior: teve seu nome negativado!

 

Pois bem, essa situação ocorre com mais frequência do que imaginamos.

 

Nesse caso, é importante saber o que fazer para acabar com essa injustiça praticada contra você.

 

O primeiro passo é extrair informações sobre a dívida, quando ligarem te cobrando. Peça para enviarem o extrato do débito por email. Geralmente é um documento contendo o número do contrato, origem, valor atualizado, e outras informações.

 

Também é importante consultar os órgãos de proteção ao crédito, como SPC e SERASA, para descobrir seu o seu nome foi negativado em razão dessa dívida.

 

Você também pode entrar em contato com a empresa para obter mais informações. Não se esqueça de anotar o número do protocolo e guardar senha de atendimento.

 

Após levantar essas informações, com a certeza de que você não é o devedor, junte toda a documentação e entregue para o seu advogado de confiança, para que ele elabore a estratégia correta de atuação.

 

É importante lembrar que a negativação indevida, como acontece nesses casos, gera dano moral presumido, segundo entendimento predominante no STJ.

 

Desta forma, deverá ser ajuizada uma ação perante o Poder Judiciário para declarar a inexistência do débito, além do pedido de condenação por danos morais.